De 1º a 10 de maio de 2019, em Aparecida (SP), realizou-se a 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que aprovou as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 e elegeu a Presidência da CNBB para o próximo quadriênio, os Presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e o Delegado e Suplente do CELAM. 2ua58
Os temas prioritários foram: Relatório Quadrienal do Presidente; Assuntos de Liturgia; Assuntos de Doutrina; Informe Econômico; Análise de Conjuntura Eclesial.
Foram tratados ainda os seguintes temas: Análise sociopolítica, Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, Definição das Comissões Episcopais Pastorais, 6ª Semana Social Brasileira.
Aconteceram também as Reuniões Privativas dos Bispos e as Reuniões dos Bispos por Regionais da CNBB e por Comissões Episcopais Pastorais.
Todo dia, às 07h30, foi celebrada a Missa no Santuário Nacional de Aparecida e, nos dias 04 e 05 de maio, Dom José Tolentino, bispo português responsável pelo Arquivo e pela Biblioteca do Vaticano, orientou magistralmente o Retiro Espiritual.