Nascido a 06 de março de 1915, na cidade de Guaxupé – MG, foi ordenado Presbítero em 27 de março de 1938. Em 29 de janeiro de 1957 o Papa Pio XII nomeia o então Vigário-Geral o Cura da Catedral de Guaxupé para Bispo da recém-criada Diocese de Governador Valadares.
Em maio de 1957, aos 42 anos de idade, Dom Hermínio é sagrado Bispo na Catedral de Guaxupé pelo então Núncio Apostólico no Brasil (representante da Santa Sé), Dom Armando Lombardi, sendo consagrantes o Bispo de Guaxupé, Dom Inácio João Dal’Monte, e o Bispo de São José do Rio Preto, Dom Lafaiete Libâneo. Uma comitiva de 14 valadarenses esteve na cerimônia de sagração.
Em 02 de junho de 1957, chega o tão esperado dia da posse do primeiro Bispo de nossa Diocese. Dom Hermínio é empossado na Catedral de Santo Antônio com Missa Solene e grandiosa participação popular.
Após vinte anos de brilhante istração da Diocese, Dom Hermínio, aos 62 anos de idade, deixa a cidade em 11 de julho de 1977 sem dar explicações e em 07 de dezembro do mesmo ano renuncia ao bispado de Governador Valadares alegando motivos pessoais para o ato, nunca revelados.
Após tornar-se Bispo Emérito, recolhe-se ao Convento da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no Rio de Janeiro, onde desenvolve silencioso trabalho de capelania hospitalar e assistência aos mais necessitados retornando poucas vezes à Governador Valadares.
Em 20 de fevereiro de 2002, após lutar vários anos contra o câncer, Dom Hermínio morre aos 86 anos, num hospital em Alfenas – MG, tendo suas exéquias sido realizadas na Catedral de Guaxupé, onde foi sepultado em 21 de fevereiro de 2002.
De Dom Hermínio fica a lembrança de um Bispo jovial, empreendedor, idealista e absolutamente presente junto ao seu rebanho.
Durante o tempo em que esteve à frente da Diocese, Dom Hermínio realizou importantes obras, dentre as quais destacamos:
- Construção do Seminário Nossa Senhora Auxiliadora (atual Centrel);
- Instalação da Rádio Mundo Melhor;
- Construção do Grupo Escolar Diocesano;
- Criação do Banco da Providência;
- Construção da Cidade dos Meninos;
- Ampliação e reforma da Catedral;
- Término da construção da Maternidade Dom Serafim iniciada pelo Padre João Verbeeck;
- Oficialização das 3 primeiras paróquias da sede da nova Diocese: Santo Antônio, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Lourdes;
- Auxílio à construção da Casa de Recuperação Dona Zulmira;
- Venda do Cine Pio XII, de propriedade da Igreja Católica, para ser revertido em obras sociais;
- Inauguração e Bênção da Santa da Ibituruna (27/01/1963, com Missa celebrada no alto do Pico da Ibituruna para mais de mil fiéis.
BRASÃO 131z
26431b
Fonte: Jornal Folha da Boa Nova – Janeiro de 2006