A homilia manifesta-se como o momento em que Deus fala com a Sua assembleia, revelando o seu mistério de redenção e de salvação como alimento espiritual aos fiéis congregados. A homilia não é apenas uma explicação intelectual ou moral dos textos bíblicos, mas uma verdadeira meditação que busca fazer com que os fiéis entrem mais profundamente no mistério da fé que está sendo celebrado e possam, desta maneira, integrar esses mistérios em sua vida diária, vivendo de forma consciente a Palavra de Deus. 285171
O Credo consiste numa profissão de fé que resume as verdades fundamentais do cristianismo. Tem por objetivo levar todo o povo reunido a responder à Palavra de Deus anunciada da Sagrada Escritura e explicada pela homilia. De forma que os fiéis são conduzidos a se aprofundar nos mistérios que professam, ajudando-os a integrar essas verdades na sua vida e tornando-se verdadeiras testemunhas de Cristo no mundo.
Encerra-se a Liturgia da Palavra com a Oração Universal, na qual os fiéis reunidos ofertam a Deus os frutos que trazem consigo pela salvação do mundo inteiro.
Além de apresentar a Eucaristia como o meio supremo de solidariedade fraterna e de salvação do mundo inteiro, ela é a expressão da responsabilidade da Igreja de todos os tempos e lugares, que responde à Palavra escutada na proclamação das leituras e comentada na homilia e, ao mesmo tempo, a responsabilidade da Igreja por todo o corpo eclesial e pelo mundo inteiro dos quais ela se faz intérprete diante de Deus.
Logo, o presidente da celebração recolhe todas as preces da comunidade e as dirige ao Pai, por meio da mediação do Filho. O Missal Romano apresenta onze modelos de formulários para as orações universais. Recomenda-se um silêncio meditativo, um momento de abertura à escuta interior, que precisa ser reintroduzido em nossas celebrações para que possamos ser conduzidos de forma mistagógica para a Liturgia Eucarística.