/
/
Celebração pelos 40 anos da Pastoral da Juventude reúne centenas de jovens em BH

Celebração pelos 40 anos da Pastoral da Juventude reúne centenas de jovens em BH 6e1555

Nem mesmo a fina chuva que caiu no final da tarde desse domingo desanimou centenas de jovens de dioceses de todo o País a celebrarem os 40 anos da Pastoral da Juventude (PJ), na Praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Demonstrações de fé e alegria marcaram a participação deles na Missa presidida por dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Confederação Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB), e concelebrada pelo bispo auxiliar dom João Justino, referencial das juventudes, na Arquidiocese de Belo Horizonte. 6g6p5g

Entre os jovens, estavam representantes da PJ que participarão da Ampliada Nacional da Pastoral. O evento teve sua abertura nessa celebração e se estenderá até o dia 26 de janeiro, com atividades no Recanto Marista, no município de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na Ampliada, os jovens irão avaliar a caminhada da Pastoral nos últimos três anos, e definir as diretrizes para o próximo triênio.

Na homilia, dom Eduardo comparou a Igreja com suas pastorais e,especialmente, a Pastoral da Juventude, a João Batista, sendo chamada a contemplar e a testemunhar a presença de Jesus Cristo no mundo. Ele lembrou que a Pastoral da Juventude, “como Igreja jovem no Brasil, há décadas, tem se proposto o compromisso primordial de fazer conhecido, de fazer amado e seguido, o único capaz de garantir vida e plenitude, Jesus Cristo, pois, somente nele nos reconhecemos filhos de Deus, somente por ele, nos reunimos e nos fortalecemos nas comunidades e em comunidade. Com Ele, buscamos novos caminhos que garantem relações interpessoais saudáveis e estruturas sociais defensoras e promotoras da vida”.

Dom João Justino, que iniciou a celebração dando as boas vindas aos jovens e a dom Eduardo Pinheiro, no final da Missa, reiterou as palavras de acolhimento e conclamou os jovens a levar Cristo a todos que encontrarem: “Ide, não deixai de falar do que vistes”. E lembrou os dizeres do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, ao enviar os delegados da Ampliada Nacional, “Ide sem medo para servir”.

O bispo ressaltou, ainda, a responsabilidade dos jovens e da Arquidiocese de Belo Horizonte, ao acolher a Ampliada Nacional, de pensar o desafio de escutar, discernir e dar os os que precisam ser dados.

 

Compartilhar: 2p591i

Outros assuntos: 1u5q4i

Notícias das Dioceses 34462b

Notícias das Paróquias 4s1x1a

Clero 602n29

Fé Católica 5h4u4q

Mais Notícias 3k1g5e