/
Diocese de Governador Valadares

Diocese de Governador Valadares 2ln2n

A Diocese de Governador Valadares foi criada em 1º de fevereiro de 1956, pela Bula “Rerum Usu”, do Papa Pio XII, com território desmembrado da Arquidiocese de Diamantina e das Dioceses de Araçuaí e Caratinga. Governaram a Diocese de Governador Valadares os seguintes Bispos: 1º Bispo: Dom Hermínio Malzone Hugo (1957-1976); 2º Bispo: Dom José Heleno (1976-1998); Apostólico: Dom Emmanuel Messias de Oliveira (1998-2001); 3º Bispo: Dom Werner Franz Siebenbrock (2001-2014); 4º Bispo: Dom Antônio Carlos Félix (2014 – …). 6z6u6r

Atualmente, a Diocese de Governador Valadares é formada por 32 municípios: Açucena, Aimorés, Alpercata, Alvarenga, Capitão Andrade, Conselheiro Pena, Coroaci, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Galileia, Goiabeira, Gonzaga, Governador Valadares, Itanhomi, Itueta, Marilac, Mathias Lobato, Nacip Raydan, Naque, Periquito, Resplendor, Santa Efigênia de Minas, Santa Rita do Ituêto, São Geraldo da Piedade, São Geraldo do Baixio, São José de Safira, Sardoá, Sobrália, Tumiritinga e Virgolândia.

A Diocese de Governador Valadares pertence à Província Eclesiástica de Mariana, junto com a Arquidiocese de Mariana e as Dioceses de Caratinga e Itabira – Coronel Fabriciano. Faz parte do Regional leste II, juntamente com as Províncias Eclesiásticas de Diamantina, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros e Vitória.
Geograficamente, está situada no Leste de Minas Gerais. Limita-se com as dioceses de Guanhães, Caratinga, Itabira – Coronel Fabriciano, Vitória, Colatina, São Mateus e Teófilo Otoni. Tem aproximadamente 490.700 habitantes numa área de 14.373 km².

MISSÃO

Promover a evangelização e devoção pela luz da fé católica, sendo comunidade que vive a fé e anuncia o Evangelho, como caminho do encontro pessoal com Cristo, com a sua Igreja e de modo acolhedor e fraterno com todas as pessoas, sejam do clero, leigos, colaboradores e prestadores de serviços, proporcionando vivências de misericórdia e servindo com transparência em todas as suas atividades.

————————————————————————

VISÃO

Ser referência enquanto Diocese e servidores de Deus, dedicados e comprometidos através de nossa comunidade, do clero, leigos, funcionários e prestadores de serviço, com o anúncio integral do Evangelho, servindo com transparência em todos as suas atividades.

————————————————————————

VALORES

Comunhão: pessoas vivem em harmonia no modo de sentir, pensar, agir; e proporciona um sentido de identidade.

Serviço:  O serviço a Deus é graça, e quem serve entende que tudo que se tem, vem da misericórdia do Senhor, e nada mais justo do que retribuir em ações e atitudes que edificam a Sua Igreja

Evangelização: Evangelizar é anunciar a Boa-Nova; pregar as virtudes cristãs e a fé de Jesus Cristo.

Acolhimento: Mais do que portas abertas, nosso coração, nossas estruturas, nossos horários, nossas celebrações e tudo o mais deve estar sempre pronto para receber a quem chega

Transparência: a verdadeira justiça nasce da fé e confiança em Deus, e a luz revelará a sinceridade de nossos corações.

Excelência:  Excelência deve permear tudo o que somos e fazemos. Nosso modo de acolher, pregar, organizar, evangelizar, construir e comunicar deve ser pautado pela busca do melhor, da perfeição e da excelência.

————————————————————————

LEMA

“Promover o Evangelho a partir da fé católica, com transparência, serviço e gestão de excelência.”

Compartilhar: 2p591i