1b105d
Prezados trabalhadores, prezadas trabalhadoras,
Saudações em Cristo Jesus!
No dia 1º de maio comemora-se o Dia do Trabalho e nós queremos manifestar nossa imensa gratidão a todos os trabalhadores e trabalhadoras pela valiosa ajuda que dão para a sustentação da família e para o desenvolvimento da sociedade.
Como sabemos, trabalho é toda atividade física ou intelectual realizada por uma pessoa. Criado à imagem de Deus, o homem é chamado a transformar a terra pelo trabalho de suas mãos e de sua inteligência. Desde o princípio, o homem é chamado ao trabalho. Logo, o trabalho é o direito e o dever de toda pessoa em condições de trabalhar.
Sendo assim, o trabalho é uma das características que distinguem o ser humano do resto das criaturas; num certo sentido, ele constitui a própria natureza humana. Não se pode entender o homem sem o trabalho. Daí que a compreensão do trabalho, numa visão cristã, é de suma importância para a solução dos inúmeros e gritantes problemas sociais de nossa época, especialmente o desemprego e o subemprego.
O direito ao trabalho faz com que a pessoa de bem se disponha a procurar um emprego para garantir sua sobrevivência e da sua família com dignidade. Assim sendo, costuma-se identificar trabalho e emprego. No entanto, há emprego sem trabalho (como o do funcionário fantasma que só aparece no fim do mês para receber o salário) e há trabalho sem emprego (como o da dona-de-casa que trabalha o dia inteiro sem receber salário).
Por isso, nesse Dia do Trabalho, somos chamados a tomar consciência do valor e da importância de todo trabalho humano, seja ele braçal ou intelectual, e a valorizar e respeitar todos os trabalhadores e trabalhadoras.
Parabéns a todos os que ganham o pão de cada dia com o suor do seu rosto! Que Deus os abençoe e lhes conceda uma vida digna e feliz, junto dos seus entes queridos!
Recebam o meu abraço, a minha bênção. Fiquem com Deus!
Dom Antônio Carlos Félix – Bispo Diocesano