Aconteceu na manhã do dia 11 de outubro de 2015 (domingo), das 9 às 11 horas, a Missa solene de instalação da Paróquia São João XXIII, no bairro Vila dos Montes, e da posse do seu primeiro pároco, Padre Nelito Dornelas. Três comunidades farão parte da nova Paróquia: a Comunidade Matriz Menino Jesus de Praga, na Vila dos Montes; São Sebastião, no Bairro Conquista; e Santo Expedito, na Cidade Jardim. 5o1m17
“Ela a, a partir de hoje, a ser uma comunidade de comunidades, com as responsabilidades próprias de uma paróquia, oferecendo condições para manter um Padre e dar toda assistência pastoral e evangelizadora aos fiéis. É momento de emancipação da comunidade, de perceber que ela cresceu, não apenas em número de fiéis, mas também no amadurecimento eclesial”, relatou Dom Félix.
No início da celebração foi feita a leitura do Decreto de Criação da Nova Paróquia, assinado no dia 08 de setembro, pelo Padre Ernandes Manuel Camargo, pároco da Paróquia São Raimundo (GV). Em seguida, deu-se início a Posse Canônica do primeiro Pároco, com a leitura do decreto de nomeação pelo Padre Luiz Márcio Quintão, Pároco da Paróquia Santa Helena (GV). Padre Nelito fez a sua profissão de fé católica e o juramento de fidelidade à Igreja. Dando continuidade ao rito canônico, ele recebeu o Evangeliário das mãos de Dom Félix e, em seguida, proclamou o Evangelho.
Em entrevista, Padre Nelito descreveu sua alegria e orgulho pela nova Paróquia. “Eu falo que aqui é um terreno muito fértil, tudo o que se planta dá. Por isso, hoje nós temos a graça de colher nosso primeiro fruto, que é a instalação da Paróquia que vai compreender essa rede de comunidades”, destacou Padre Nelito. O novo Pároco lembrou também das Irmãs Emiliane e Alaíde, que ajudaram na fundação da comunidade há 30 anos. “Elas estão conosco nesse processo para agradecer nosso Deus pelo presente que Dom Félix veio nos dar, que é a criação da Paróquia, justamente no dia de São João XXIII”, disse.
Durante a celebração, nosso bispo diocesano, entregou os principais lugares que simbolizam a missão do pároco: as chaves da Igreja, o confessionário, a pia batismal, o sacrário e a sede presidencial. Ao final, foi feita a leitura da Ata de Posse e, logo após a Bênção Final, Dom Félix conduziu o Padre Nelito Dornelas até a porta da Matriz, onde foi descerrada uma placa comemorativa que registra a criação da Paróquia São João XXIII.
Após a Missa, a comunidade ofereceu um delicioso almoço, para festejar a criação da nova Paróquia e a posse canônica do seu primeiro pároco.
Assista também ao vídeo e vejas as fotos:










































































