Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Governador Valadares – Dia da Padroeira – 11 de fevereiro 3b3g71
Os padres espiritanos (Congregação do Espírito Santo) chegaram a Governador Valadares no ano de 1.950 e assumiram a única paróquia da cidade, a de Santo Antônio. Naquela época, o bairro de Lourdes tinha uma pequena igreja de madeira, com capacidade para pouco mais de 50 pessoas. Era a Igreja do Chafariz, no local onde se encontram hoje as ruas Israel Pinheiro, Itambacuri e a avenida Santos Dumont, bem em frente à atual Paróquia de Lourdes.
Com a criação da Diocese, no final de 1956, os padres espiritanos aceitaram a transferência para a recém-criada Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, deixando a Matriz de Santo Antônio para ser a Catedral do primeiro bispo da cidade, Dom Hermínio Malzone Hugo. A Matriz de Lourdes foi construída onde antigamente era um campo de aviação e era comandada pelo padre João Verbeek, que foi responsável por várias construções na região da paróquia. Ele construiu duas capelas e escolas nos bairros Santa Terezinha e Vila bretas; a maternidade Dom Serafim (que mais tarde aria a ser istrada pelo Hospital São Vicente de Paula) e um hospital para crianças.
Com a ajuda da então Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale), Padre João construiu um prédio de dois andares no Vila Bretas para a instalação de uma escola profissional que, futuramente, serviu para a realização do sonho de uma escola superior na cidade. Em 1962, foi construído um salão paroquial, o Metrópole, onde foram realizadas muitas festas e encontros. Atualmente, ele facilita as reuniões pastorais. Presidindo a Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI), Padre João ainda construiu os prédios para as escolas estaduais Diocesano e Frei Angélico, além de um novo para a Escola Estadual São José.
Vários Párocos aram por esta Paróquia, e ainda são lembrados por vários fiéis, como os padres: Ordean, João, Hermano, Antônio, Adriano, Leonardo, Mozé, Jaime, Francisco, Geraldo, Miguel, Léo, Sebastião, Edson, Carlão, Haroldo, Dionísio, Carlinhos e Gilberto. São mais de 50 anos de evangelização, graças ao nosso Bom e Amado Deus!