Assistente Eclesiástico: Pe. Gustavo Mendes 2b3z3e
A catequese é a educação permanente para a comunhão e participação na comunidade de fé. Para ser autêntica, ela precisa; referir-se a Cristo, à Igreja e ao Reino de Deus; ser fiel a Deus e ao ser humano concreto, situado no tempo e no espaço, com seus anseios e com suas angústias. 5b4x11
O ambiente normal da catequese é a comunidade cristã. A catequese não é tarefa individual, mas eclesial, pois o processo de educação da fé se realiza na comunidade cristã – seja ela a família, a pequena comunidade, a paróquia, as pastorais, os movimentos ou os grupos juvenis.
É importante ressaltar ainda que a catequese não é assunto só para criança. A catequese comunitária de adultos, longe de ser complemento da catequese inicial, deve ser o modelo ideal e a referência, a que se devem subordinar todas as outras formas de atividade catequética.
A família cristã, por sua vez, não é apenas objeto da catequese. Ela, pela graça sacramental do matrimônio, é uma verdadeira Igreja doméstica e, portanto, um lugar privilegiado de catequese, especialmente na primeira infância. Os pais devem ser para seus filhos os primeiros mestres da fé.
São exemplos diversos de catequese: a preparação dos noivos para o matrimônio; a preparação de pais e padrinhos para o batismo; o círculo bíblico; o grupo de reflexão; a novena de Natal em família; a campanha da fraternidade em família; a preparação de jovens para a crisma; a preparação de crianças para a 1ª eucaristia; os movimentos familiares e juvenis.