Assistente Eclesiástico: Diác. João Bosco 40263b
A Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização católica que se inspira no pensamento e na obra deste santo e se esforça, sob o influxo da justiça e da caridade, para aliviar os sofrimentos dos pobres e marginalizados, mediante o trabalho voluntário de seus membros, chamados de “vicentinos”. 5e1y4e
Além das famílias carentes atendidas pelas conferências vicentinas, a SSVP mantém ainda asilos, creches, orfanatos, hospitais, escolas profissionalizantes, casas de recuperação, centros de convivência. Existem conferências vicentinas formadas por adultos e por crianças e adolescentes.
Ainda persiste em nossa sociedade, a ideia de que a SSVP é coisa para velhos. Entretanto, a preocupação da SSVP para com os jovens é tão antiga quanto ela mesma, pois, segundo suas regras, ela foi criada pelos jovens e para jovens. A SSVP é uma Sociedade de espírito jovem e a presença deles em seu meio é a garantia de sua adaptação ao mundo moderno e de sua continuidade e sobrevivência. Geralmente os conselhos metropolitanos possuem uma Comissão de Jovens Vicentinos.